O legítimo período integral Formar pessoas com pensamento crítico e autonomia, inseridas na sociedade de forma criativa e única


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Educação Infantil

Tem um projeto próprio que oferece uma multiplicidade de estímulos, visando ao pleno desenvolvimento do aluno, em todos os sentidos: físico-motor, intelectual, emocional, social e ético.
Do ponto de vista físico-motor, oferecemos aulas de Educação Física para o desenvolvimento geral do corpo (Ginástica Olímpica, Balé, jogos, recreação dirigida e livre), além de muitas atividades destinadas à acuidade sensorial e à habilidade manual, tais como manuseio de objetos e uso de instrumentos dos mais diversos tipos.
Quanto ao intelectual, preocupamo-nos sobretudo com o desenvolvimento das estruturas mentais, de acordo com os estágios propostos por Jean Piaget. Nessa fase da educação, os conteúdos são selecionados de acordo com temas, numa metodologia de Centro de Interesses. Os conteúdos não são separados em disciplinas, mas as crianças adquirem muitas noções ligadas a todas elas, embora demos ênfase ao início assistemático da Alfabetização e da Matemática. O ensino do Inglês é feito a partir do quarto ano de idade e é somente oral, nessa fase. Tanto para a Alfabetização como para as demais atividades, trabalhamos com nossos métodos exclusivos.
Na perspectiva emocional, tem-se por base fazer a criança sentir-se amada, sentir-se feliz e gostar da escola. Incentivam-se, sobretudo, o desenho, a pintura, a música, a dramatização, a dança, a apreciação da beleza no cotidiano, os contos de fada, e muita, muita brincadeira. Em meio a tudo isso, estão, a atenção e o carinho constantes de todos os educadores que lidam com as crianças da Educação Infantil.
Em relação ao desenvolvimento social e ético, as atividades em conjunto, em equipe e em duplas procuram desenvolver o respeito mútuo, o diálogo, a vivência da justiça e a troca, incentivando o coleguismo e a amizade.
A metodologia usa uma diversidade de materiais concretos, visando aos mais diversos fins.
O Sistema de Avaliação da Educação Infantil, não contempla atribuição de notas, mas registramos os comportamentos de cada criança em ficha própria, apontando seus progressos nas linhas dos desenvolvimentos visados. Essa ficha é, periodicamente, apresentada aos respectivos pais, com os quais trocamos experiências e planejamos novas estratégias específicas para cada criança.