O legítimo período integral Formar pessoas com pensamento crítico e autonomia, inseridas na sociedade de forma criativa e única


(19) 3884-7748

  • Você está em:
  • Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Níveis Pedagógicos

O nosso Ensino Fundamental é dividido em três níveis pedagógicos, cada um com três anos de duração, totalizando nove anos de um período rico em descobertas e experiências culturais: Alfabetizador, Elementar e Vocacional.
O Colégio “Lumen Verbi” é pioneiro e único na aplicação desse sistema. Antes mesmo da aprovação da Lei 1.273/06, que incluiu o antigo “Pré” no Ensino Fundamental, o Colégio “Lumen Verbi”, já iniciava, em termos metodológicos, o seu Ensino Fundamental com os alunos de 6 anos.

Nível Alfabetizador

Como o próprio nome sugere, esse nível expressa nosso empenho em oferecer uma alfabetização correta e completa, que sirva de base para todos os outros tipos de aprendizagem.

Para isso, o Nível Alfabetizador compreende os três primeiros anos do Ensino Fundamental e vai, das primeiras tentativas de ler, até o início dos estudos de Gramática. No fim do 1o. Ano, o aluno já lê, mas isso não é o suficiente. Trabalhando intensamente na pesquisa de métodos de alfabetização desde 1978, a Reitora do
Colégio Lumen Verbi coordena a aplicação de uma metodologia exclusiva que foca a compreensão do texto em profundidade. Isso garante que, ao chegarem ao fim do Nível Alfabetizador, nossos alunos nunca mais apresentarão dificuldades de leitura e compreensão de textos.

Nível Elementar

Fornece os elementos fundamentais para que, no nível seguinte, o aluno possa aprender a ser um auto-didata.

Com efeito, do quarto ao sexto ano, o nível elementar fornece os elementos primordiais do Ensino Fundamental, com conceitos básicos de Gramática, Matemática, História do Brasil, Geografia e Ciências e forma as bases para uma boa redação (domínio da língua escrita). Desenvolve também os raciocínios básicos de todas as disciplinas e as operações fundamentais da Matemática (Aritmética e Geometria). Nesse nível, começa a ser exigido o domínio de conceitos, visando a preparar o aluno para terminar o curso em nível de excelência.

Nível Vocacional

Desenvolve-se durante o sétimo, oitavo e nono anos, nos quais os alunos estão no ápice do desenvolvimento da inteligência. Aqui, o aluno consolida o conhecimento dos conceitos básicos e do raciocínio, de forma a que esteja preparado para assumir um nível complexo de discussão, construindo teorias e hipóteses e permitindo que se exercite a cooperação.

Nesse nível, o aluno recebe orientação especial para a formação do auto-conceito e para o desenvolvimento da capacidade de opção. Para tanto, na área de Artes e de Educação Física, ele deve fazer opções para, entre outros objetivos, despertar seus talentos, vocações e desenvolver suas habilidades. Nesse nível ainda, o aluno aprofunda o domínio da Língua Portuguesa e aprende outro idioma: o Espanhol.

O nono ano recebe um olhar diferenciado de toda a equipe de educadores, por ser a conclusão de uma etapa formadora na vida de nossos alunos. Ao longo do ano, a Escola desenvolve, por meio da Direção Pedagógica e Orientação Educacional, um trabalho focado nas decisões que os alunos tomarão a respeito da Formatura, Ensino Médio, Cursos Técnicos e tudo mais que envolva a nova etapa de suas vidas.

Metodologia

Boa parte da Metodologia do Colégio “Lumen Verbi” é inspirada nas pesquisas didáticas elaboradas e praticadas pelas equipes dos Ginásios Vocacionais do Estado de São Paulo: (de 1962 a 1969).

Nela, os alunos são levados a descobrir o que se pretende que aprendam, assumindo tarefas e enfrentando desafios apresentados pelos professores em propostas didáticas chamadas de “Baterias de Estudo Dirigido”.

Essas tarefas compreendem três fases:

- Estudo Dirigido;

- Trabalho em equipe;

- Assembleia de classe;

Essa metodologia propicia o desenvolvimento do raciocínio, do senso crítico e da capacidade de estudar, além da formação de comportamentos éticos exigidos pelo trabalho de equipe.

Outras técnicas didáticas usadas no Ensino Fundamental são:

- Aula Expositiva;

- Estudo do Meio;

O aluno aplicado não tem necessidade de levar lições para fazer em casa, adquire o hábito diário de estudar e fica com todo seu tempo livre destinado à família e ao lazer.

Sistema de avaliação

O Sistema de Avaliação do Colégio “Lumen Verbi” é contínuo e paralelo, com avaliativos mensais,  recuperações paralelas e prova trimestral;  tendo 6,0 como média de aprovação.

Os três trimestres letivos dão notas que fornecem a média anual. Em dezembro, todos os alunos são submetidos ao Exame Final cuja nota – considerada junto com a média anual – resulta na média final.
Os alunos com média final igual ou superior a 6,0 são considerados aprovados. Os demais são encaminhados ao Conselho de Classe e Série que poderá aprová-los ou retê-los.

O mês de novembro é destinado à revisão dos estudos e à elaboração de sínteses.
Aos alunos com lacunas de aprendizagem são oferecidas – durante todo o ano – aulas de recuperação e ou reforço.

Horário de Estudo

É um diferencial pedagógico do Colégio “Lumen Verbi”. Nele, o aluno – orientado pelo professor – faz suas tarefas e, sobretudo, fixa o conteúdo fornecido nas aulas e em sessões de estudo dirigido.

Assim, o aluno aplicado não tem necessidade de levar lições para fazer em casa, adquire o hábito diário de estudar e fica com todo seu tempo livre destinado à família e ao lazer.