Proposta pedagógica

Conteúdo

Arte

Artes Plásticas

Artesanato

Capoeira

Ciências Naturais

Dança

Educação Física

Educação musical

Empreendedorismo

Teatro

Geografia

Ginástica olímpica

História

Língua inglesa

Língua inglesa

Língua portuguesa

Matemática

Meios audiovisuais

Robótica

Nossa Metodologia

Metodologia exclusiva

Nossa metodologia foi desenvolvida pela renomada educadora Professora Áurea Sigrist de Toledo Piza, em seis décadas dedicadas à pesquisa, prática e formação de milhares de professores. Baseada em múltiplas ciências da aprendizagem, tem objetivo de preparar os alunos para serem autoconfiantes, autônomos, criativos, terem uma excelente formação intelectual, mas sobretudo, como ela sempre dizia “serem crianças felizes”

Educação, de fato, integral

Das 8h às 17h, o aluno está sempre trabalhando habilidades num programa cuidadosamente pensado para o desenvolvimento de todas as dimensões humanas: intelectual, emocional, física, social e ética.

Rotina pedagógica coerente

Nossos alunos, desde cedo, são expostos a conteúdos teóricos e científicos em sala e em interações coletivas, acompanhados ao longo do período pelo próprio professor.

Ser criança

Em nosso colégio existem diversos momentos de estudo, coletivos e independentes, que fazem parte do dia a dia estudantil. Não há lição de casa. Nosso objetivo com isso é que nossos alunos desfrutem da vida e possam também se desenvolver em família e sua individualidade e casa.

Desenvolvimento em todas as dimensões humanas

Por aqui, nosso aluno está no foco do olhar pedagógico e todas as atividades são exclusivamente pensadas para desenvolver as habilidades sociais, emocionais, sociais e físico/motoras.

O nosso Ensino Fundamental é dividido em três níveis pedagógicos, cada um com três anos de duração, totalizando nove anos de um período rico em descobertas e experiências culturais: Alfabetizador, Elementar e Vocacional. O Colégio Lumen Verbi é pioneiro e único na aplicação desse sistema. Antes mesmo da aprovação da Lei 1.273/06, que incluiu o antigo “Pré” no Ensino Fundamental, o Colégio Lumen Verbi, já iniciava, em termos metodológicos, o seu Ensino Fundamental com os alunos de 6 anos.

I. Nível Alfabetizador

Esse nível expressa nosso empenho em oferecer uma alfabetização completa, base para outros tipos de aprendizagem. O Nível Alfabetizador abrange os três primeiros anos do Ensino Fundamental, desde as primeiras tentativas de ler até o início da Gramática. Ao fim do 1o. Ano, o aluno já pode ler. A pedagoga Áurea Sigrist coordena uma metodologia que foca na compreensão do texto, garantindo que nossos alunos tenham familiaridade com a leitura.

II. Nível Elementar

No Nível Elementar, são desenvolvidos os elementos primordiais do Ensino Fundamental, com conceitos básicos de todas as disciplinas, incluindo Gramática, Matemática, História do Brasil, Geografia e Ciências. Nesta etapa, formam-se também as bases para uma boa redação e amplo domínio da língua escrita, visando preparar o aluno para atingir um nível intelectual de excelência.

III. Nível Vocacional

No Nível Vocacional, o aluno consolida conceitos e raciocínio, preparando-se para discussões complexas, construindo teorias e permitindo a cooperação. Recebe orientação para o auto-conceito e escolha de disciplinas em Artes e Educação Física, visando despertar talentos e desenvolver habilidades. O nono ano é visto de forma especial, sendo a conclusão de uma etapa formadora, com foco nas decisões sobre Formatura, Ensino Médio e Cursos Técnicos.

Sistema de avaliação

O Sistema de Avaliação do nosso colégio é contínuo com avaliações processuais e trimestrais, recuperações paralelas, tendo a nota 6,0 como média de aprovação. As semanas finais de cada ano são dedicadas à revisão dos estudos e à elaboração de sínteses, o que prepara os alunos para os Exames Finais e o início do próximo ano.

Horário de Estudo

O horário de estudos é um diferencial pedagógico do Colégio Lumen Verbi. Nele, o aluno – orientado pelo professor – faz suas tarefas, mas, sobretudo, fixa o conteúdo fornecido nas aulas e em sessões de estudo dirigido. Assim, o aluno não tem necessidade de levar lições para fazer em casa, adquire o hábito diário de estudar e fica com todo seu tempo livre destinado à família e ao lazer.